sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Texto para GQ1 (Imprimam o texto e o levem à aula no dia da prova)

Suponhamos que, durante toda a vida, você haja procurado ser bom, cumprindo o que entende seja o seu dever e tentando fazer o bem a seus concidadãos. Suponhamos, ainda, que muitos deles reprovam o seu comportamento e o encaram como um perigo para a sociedade, embora disso não possam oferecer qualquer prova. Suponhamos, ainda mais, que você é acusado, julgado e condenado por um tribunal de seus pares, de uma forma que lhe parece, com inteira honestidade para consigo próprio, injusta. Suponhamos, finalmente, que estando você aprisionado, e aguardando execução, seus amigos conseguem fazer surgir, para você e sua famifia, possibilidade de fuga e de exílio. Asseguram esses amigos dispor de meios para os subornos necessários e garantem que sua fuga não os colocará em perigo; que, fugindo, você gozará de vida mais longa; que sua mulher e filhos estarão melhor; que seus amigos poderão continuar a vê-lo; e que o consenso geral é favorável à sua fuga. Diante disso, quê faria você, aproveitaria a oportunidade?

10 comentários:

Unknown disse...

Sem duvida, aproveitaria sem pensar duas vezes, se tenho total noção de minhas atitudes para com a sociedade, e essa noção me leva a ter consciência limpa de tudo que eu fiz ate hoje, ao meu entender estaria sendo motivo de injustiça, ou sendo mal compreendido pela sociedade.

Antonio Pimentel
UGF turma 101

Anônimo disse...

Prof Alexander, desta vez pegou pesado hem ?

Anônimo disse...

Jamais cometeria um ato desse, mesmo que isso custasse o preço de ficar preso, visto que se eu tenho como objetivo sempre uma vida íntegra e correta, como iria cometer um ato desse? Qualquer pessoa está sujeita à erros e minha prisão no caso seria um desses, mas eu não necessito ultrapassar a barreira dos erros dos outros com ações não refletidas.

Anônimo disse...

Esse texto foi muito sinistro heim...

Unknown disse...

Resposta difícil esta! Só mesmo sentindo na pele a dúvida entre seguir o que sempre regeu a vida de uma pessoa assim, onde sempre imperou o bem acima de tudo e ser tomado pelo mais primitivos dos sentidos que é o de preservação da própria vida, fugir da sentença de morte. Acredito que realmente falaria mais alto a segunda opção.
Sds
Erik A.B.Costa
FIL131/431 - UGF

Unknown disse...

Aproveitaria. Afinal estar vivo é a única maneira de provar que estou certo. Mas a partir desse momento minha razão de viver seria provar isso. Porém, não fugiria se não tivesse a esperança de mudar as coisas. E se fosse convenecido do contrário ou perdesse a esperença de mudança no caminho me entregaria posteriormente.
Mas só vivendo mesmo a situação para ter certeza.

Thiago CAN 440 UGF

Anônimo disse...

aceitaria, pois justamente por sempre ter levado uma vida de retidão e honestidade não aceitaria esta "punhalada", porque ela estaria caracterizando o total descaso com a minha própria preocupação em ser um exemplo para mim meus companheiros e o meio em que vivo e estaria claro para mim que todo o rigor e vontade de ser correto foram em vão... utilizando assim dessa fuga para provar minha inocência... mas acho que não fugir também seria uma boa opção, porque eu estaria confiando na honestidade da sociedade assim como eu acreditava que ela confiava na minha...

enfim, só vivendo...



turma 101 ugf

Anônimo disse...

Concordo com algumas opiniões, porém existem três coisas que abomino em minha vida, que são: ser acusada daquilo que não falei, ser acusada de algo que não fiz ou ser advertida pelo erro alheio. São coisas que me aborrecem profundamente. E Estando eu certa de que não fiz nada de errado, COM TODA CERTEZA DO MUNDO ACEITARIA A AJUDA DOS MEUS AMIGOS. Se eu estivesse sendo acusada, julgada e condenada INJUSTAMENTE, eu faria de TUDO para escapar e faria de TUDO para provar minha inocência também. Mas antes SALVO MINHA VIDA. Não iria servir de “bucha” para ninguém. Não iria pagar com a minha vida pelo julgamento errôneo de terceiros. EU CONHEÇO O VALOR DA PESSOA QUE EU SOU. E meus maiores pecados são: ver o Brad Pitt na TV e pensar no quanto a Angelina Jolie é sortuda e usar um XP pirateado por não dispor de R$ 589,00 para comprar o original. E alguém acha que eu iria entregar a MINHA VIDA por esses pecados?

Anônimo disse...

Concordo com algumas opiniões, porém existem três coisas que abomino em minha vida, que são: ser acusada daquilo que não falei, ser acusada de algo que não fiz ou ser advertida pelo erro alheio. São coisas que me aborrecem profundamente. E Estando eu certa de que não fiz nada de errado, COM TODA CERTEZA DO MUNDO ACEITARIA A AJUDA DOS MEUS AMIGOS. Se eu estivesse sendo acusada, julgada e condenada INJUSTAMENTE, eu faria de TUDO para escapar e faria de TUDO para provar minha inocência também. Mas antes SALVO MINHA VIDA. Não iria servir de “bucha” para ninguém. Não iria pagar com a minha vida pelo julgamento errôneo de terceiros. EU CONHEÇO O VALOR DA PESSOA QUE EU SOU. E meus maiores pecados são: ver o Brad Pitt na TV e pensar no quanto a Angelina Jolie é sortuda e usar um XP pirateado por não dispor de R$ 589,00 para comprar o original. E alguém acha que eu iria entregar a MINHA VIDA por esses pecados?

Marcia Perroni
UGF FIL 131 Turma: 440

Anônimo disse...

eu fugiria mermo que eu fosse culpado FATO.