domingo, 10 de agosto de 2008

Método de trabalho

Meu método de trabalho como professor tem como meta o comprometimento. Para tanto é necessário que para cada turma eu desenvolva uma abordagem diferente levando em conta as peculiaridades do curso, do turno, da faixa etária. Além dessas preocupações, é necessário que o curso de filosofia, sempre visto como algo distante das atribulações cotidianas, seja apresentado em conexão justamente com a lida cotidiana. A fim de conseguir isso, não parto de conhecimentos históricos ou teóricos nas aulas. Parto do conhecimento cotidiano dos alunos para, a partir daí, chegar a uma ordenação teórica possível para cada grupo.
Tratando-se, por exemplo, de aulas de ética, sabemos que toda e qualquer pessoa sabe o que é moral para ela e para o seu grupo, e consegue também discorrer minimamente sobre comportamento ético, equiparando aí, logicamente, ética à moralidade. Por conta disso, procuro antes saber dos alunos qual o modo de pensar ético e moral deles e procuro juntamente com eles descobrir a razão de tal pensamento, em que esse pensamento se baseia deixando clara a sua importância para ele e para o grupo como um todo. Nesse processo não apenas eles aprendem algo, eu também o aprendo. Sempre tenho informações diferentes e tenho, assim, de lidar com conduções diferentes. Esses caminhos guiados por mim levam a mim e a eles a conclusões ou a simples questionamentos ao mesmo tempo muito peculiares ao grupo e muito atrelados a questões sempiternas da ética enquanto disciplina da filosofia.
Esse método de trabalho faz com que tanto os alunos quanto o professor vejam os problemas abordados como problemas realmente nossos e não como meros exercícios de raciocínio. Essa relação íntima com os tópicos apresentados mostra para o aluno que estamos ali tratando da vida dele também, não da de uma personagem hipotética. Certos de estarem tratando dos problemas deles, finalmente eles se comprometem com a aula e, assim, com a investigação dela decorrente. Com isso eles ganham disposição para seguir um caminho de pensamento, esse sim, distante de sua lida cotidiana. Pensar metódica e atentivamente é, de fato, algo que não fazemos com freqüência. Esse passo, o da investigação, só é possível se houver comprometimento. A partir dos dados colhidos na investigação preliminar, partimos para sua perscrutação. Podemos aí remeter o modo de pensar do grupo a sua raiz filosófica. Em geral é possível revelar a relação entre o modo mais cotidiano de pensamento acerca do tema mais trivial e o pensamento de um filósofo da tradição ocidental. Naturalmente não faço isso aleatoriamente. Em alguns casos descobrimos isso juntos, mas quando tal não acontece, tenho de mostrar como nosso modo de pensar se enraíza na modernidade, introduzindo o estudo, ainda que mínimo, dos filósofos que estão na fundação do modo de pensar cotidiano do ocidente.

7 comentários:

Unknown disse...

Assisti a primeira aula de Etica e Responsabilidade Social na UGF nesta quarta, dia 13.08.2008, e vim aqui dar a primeira olhada no blog. Espero que ao final do curso, entremos em algumas das raízes do pensamento moderno, já que a atrelação dos fatos cotidianos à disciplina estudada, aguçara nossa investigação.

Unknown disse...

Também assisti a primeira aula de Ética e Responsabilidade Social, na UGF, dia 13.08.08, e gostei mt da abordagem dada à matéria.
Estou ansiosa pela próxima aula, pois a turma pareceu bem interessada.....
Creio que haverá um ótimo desenvolvimento do tema no decorrer do curso, e que este poderá ser aplicado em vários âmbitos da vida profissional, e até mesmo no cotidiano das inter-relações de cada um.

Anônimo disse...

Eu assisti a primeirta aula hoje.No passado exercia a Profissão de Contabilista, de minha formação, hoje sou técnica de enfermagem e acadêmica de enfermagem do 5º período, tenho 48 anos e como gostaria muito de me aprofundar em ética e até mesmo voltado para responsabilidade social, ao ver esta disciplina na lista das eletivas universais, tratei de arrumar um tempo para encaixar. Minha vida não é fácil, trabalho em plantão noturno e sou dona de casa também, mas sou esforçada.
Meu interesse vai também para as questões além de uma ética moral em função de minha monografia, onde estou buscando filosoficamente falando de uma ética centralizada na lei natural ou de amor, que respeita a vida em todos os seus estágios e ampara todos os seres facultando-lhe a expansão . Não é castradora, é voltada para um censo cr´tico que analisa tudo e todos de modo a produzir o melhor.
Estudo também a filosofia espiritualista que vemm me ajudando bastante.
Bem minhas expectativas em relação a essa disciplina é muito grande , espero aprender muito, crescer e poder contribuir com alguma coisa para o coletivo.
Faço um trabalho voluntariado onde venho aprendendo muito, mais muito mesmo, ele é voltado para o social, moral e ético dentro daquilo que respeito e acredito e tenho este trabalho no blogspot, querendo conhecer mais tarde dou endereço.

Marcílio M. Paes disse...

Sou da turma de FIL 131 (401) da UGF. Já assisti duas aulas sobre Ética e tenho apreciado o ponto-de-vista científico do professor.
A aula desta semana fez-me refletir e parar para pensar o quanto a sociedade está deixando de lado os princípios coligados aos Dez Mandamentos. Acho que esse é o motivo de tanto caos. Ainda vemos filhos honrarem pais e mães, entretanto, a cada dia vemos, também, notícias sobre a desestruturação da família. Além do mais, nas camadas mais baixas da sociedade o furto e o assassinato têm se tornado cotidiano. Atualmente a cobiça pelos bens do próximo tem sido constante. Para onde estamos indo? Será que a sociedade se controlará? A minha opinião é que a sociedade, a cada passo que esquece os Mandamentos (um por um) se torna mais corrupta e caótica.

_________

Estava pensando em trancar a disciplina por falta de tempo, mas tenho gostado das aulas e quero continuar!
Forte abraço!

Marcílio.

Walkiria Manzano disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Walkiria Manzano disse...

Olá! Sou aluna da turma de Ética e Responsabilidade Social. Infelizmente, nas duas últimas aulas, tive um grande problema familiar, com meus pais e minha avó no CTI do hospital Norte Cor no Engenho de Dentro. Vim apenas justificar minha ausência e dizer que a primeira (e única) aula que assisti foi MUITO boa. Adorei a abordagem e pretendo retornar o mais breve possível. Na próxima aula estarei lá, se tudo correr bem.
Um abraço a todos!

Walkiria

Anônimo disse...

A pedido do professor, vou me identificar melhor, pois já postei duas vezes e não ficou claro a turma q faço parte :
Meu nome:SANDRA BEM, sou da Turma 401 - Quinta feira de 09:10/11:10 Disciplina: FIL 131. Eu estou cursando o 5º período Graduação em Enfermagem.